Que o açúcar é um vilão para nossa saúde todo mundo sabe, mas você sabe o porquê deste título?

Formado por glicose e frutose, a sacarose, ou o açúcar de mesa, acarreta diversos efeitos tóxicos à saúde humana. O açúcar processado, também chamado de refinado, ocupa as primeiras posições na lista de alimentos inimigos da boa saúde. Isso porque, quando passa por processos químicos de refinamento, ele perde muitos nutrientes e o que sobra são apenas calorias provenientes dos carboidratos. A regra é: quanto mais branco, mais processado é o açúcar.

Com o objetivo de combater e tratar as doenças relacionadas à má alimentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 18,2 kg de açúcar por pessoa ao ano, o equivalente a 12 colheres ou 50 gramas do produto por dia. O brasileiro, no entanto, está bem longe de atingir esta meta. Segundo o Ministério da Saúde, a média de consumo anual de quem habita o país é de 30 kg, ou seja, cerca de 80 g ou 18 colheres de açúcar por dia. São números bem acima dos estipulados, o que vem gerando muita preocupação, tendo em mente que diminuir o açúcar no cotidiano é benéfico para a saúde.

Veja abaixo os benefícios que uma alimentação com consumo reduzido ou mesmo zero açúcar pode trazer para sua saúde:

Menor risco de doenças cardiovasculares: o consumo de açúcar pode alterar níveis de glicemia, pressão arterial e a presença de lipídios no sangue como triglicerídeos ou colesterol.

Regula o apetite: o consumo de alimentos açucarados favorece uma resistência leptina, um hormônio envolvido na regulação do apetite.
Melhora o paladar: ao seguir uma rotina alimentar com baixo teor de açúcar, somos capazes de melhorar a percepção de sabores.
Favorece redução da ansiedade e melhora na qualidade do sono: o consumo excessivo de açúcares processados, por si só está associado com altos níveis de ansiedade e irritabilidade.
Perda de peso: o consumo de açúcar ou bebidas açucaradas pode favorecer sobrepeso e obesidade. Reduzir o consumo de açúcar é também reduzir quantidade de calorias no dia a dia.
Agora, se você quiser melhorar sua saúde e qualidade de vida antes mesmo do desafio começar, aqui vão algumas dicas legais para o dia a dia:
1. Comece refletindo sobre a quantidade de açúcar que você consome diariamente e veja se está dentro do sugerido pela OMS;
2. Comece pensando no que dá para reduzir. Exemplo: se no seu café, você coloca 03 colheres de chá de açúcar, inicie reduzindo para 02 colheres de açúcar, até se acostumar com o sabor. Ao perceber que está confortável com o sabor, reduza um pouco mais, até atingir a quantidade desejada ou, preferencialmente, zerar o consumo;
3. Em preparações como bolos e tortas, reduza a quantidade de açúcar nas receitas ou faça substituições inserindo frutas secas, como ameixa, banana, tâmaras ou damasco, por exemplo;
4. Cuidado com o excesso no consumo de alimentos ultraprocessados e processados. Alimentos industrializados tendem a ter quantidades grandes de açúcar. Dê preferência então, a alimentos e preparações in natura ou minimamente processados.
5. Cuidado também com o excesso de adoçantes. Não adianta substituir o açúcar pelo adoçante em excesso. É necessário modificar o paladar com a redução do sabor e não substituir por outro produto.
Dia 15/03 temos um encontro marcado em nossas redes sociais!
Abraços,
Equipe Maple Tree Brasil.