Maple Tree Cancer Alliance – de Ohio para Sorocaba

7.989 km. Essa é a distância entre Dayton, Ohio, e Sorocaba, interior de São Paulo. Essa é a distância que eu percorri pra iniciar a trajetória da Maple Tree Brasil. Na verdade, eu nem imaginava.

Viajei aos Estados Unidos no final de maio de 2019 para o congresso do American College of Sports Medicine, em Orlando, Flórida. Todo mundo estranhava uma mastologista, no congresso de Medicina Esportiva. Maaaaas, o congresso apresentou muitos (muitos!) assuntos relacionados ao exercício oncológico, coisa que há muitos anos eu venho estudando, e fui até por indicação e insistência de um amigo Ortopedista e Médico do Esporte. De lá visitei um serviço de exercício para pacientes oncológico no Kansas, e segui para Ohio. Cheguei dois dias depois de 19 tornados devastarem a região. Sabe aquelas cenas de filme mesmo? Sim. Era isso no caminho do aeroporto para o hotel. Até a 1 milha do hotel onde eu fiquei, os tornados chegaram com tudo.

Lá conheci a Maple Tree Cancer Alliance, muitos do time. A Karen Wonders, fundadora e diretora, eu havia conhecido pessoalmente em Orlando no congresso. Não sei explicar a conexão. Mas os propósitos se alinharam de tal forma, que eu ouvi da Karen: “vamos levar a Maple Tree para o Brasil?” Depois de quase cair da cadeira (poxa, era um sonho + propósito + amor ao próximo + vontade de ajudar o mundo + tudo que eu sempre quis) eu disse aquele sonoro YES! Voltei para o Brasil no dia seguinte, e começamos os trâmites burocráticos.

Fazer toda essa transferência legalmente demanda tempo, energia, conhecimento técnico, e é claro que tivemos (e temos), tanto eu e a Maple Brasil, quanto a Karen e o time de lá, pessoas empenhadas em nos ajudar nesse processo. Lento, demorado, mas feito nos mínimos detalhes pra que tudo funcione da melhor forma.

E aqui estamos! A Maple Tree Cancer Alliance Brasil é a primeira fora dos Estados Unidos da Maple Tree Cancer Alliance. Com muito orgulho, a primeira cidade é a minha, Sorocaba. Esperamos crescer no país todo, e em breve, invadir todo o Brasil com qualidade de vida e hábitos saudáveis para o paciente oncológico. Assim como nos EUA, seremos referência e excelência no atendimento em exercício oncológico por aqui também. E em breve, em outros países também. Como eu sempre digo, é só o começo.