A importância da Nutrição e uma alimentação saudável para o paciente oncológico

Para começarmos a falar da importância da Nutrição para o paciente oncológico, acho importante lembrar o que, de fato, é a Nutrição.

Nutrição é o processo que consiste na absorção e utilização dos nutrientes dos alimentos ingeridos para a realização das funções vitais do organismo. Sendo assim, uma boa nutrição é fundamental para uma boa saúde.

Já a alimentação inadequada é considerada a segunda maior causa de câncer, porém e felizmente, ela pode ser prevenida, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para as funções do organismo e são extremamente importantes para a resposta ao tratamento.  Portanto, a alimentação e o acompanhamento nutricional são considerados parte vital do tratamento oncológico.

O câncer e seus tratamentos podem afetar o paladar, o olfato, o apetite e a capacidade do paciente de se alimentar ou absorver os nutrientes dos alimentos. Isso pode, consequentemente,  causar desnutrição, que é provocada pela falta dos nutrientes essenciais.

Como consequência da desnutrição, o paciente poderá apresentar diversos sintomas: fraqueza, cansaço, dificuldade de cicatrização, aumento do risco de infecção e toxicidade do tratamento, diminuição da resposta ao tratamento, da qualidade de vida e sobrevida, e piora na progressão da doença (quando comparados com pacientes com um adequado estado nutricional).

Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, não há necessidade de se adotar uma dieta específica ou restrita durante o tratamento oncológico. A restrição deve acontecer apenas em pacientes que apresentem outra doença crônica (como diabetes ou hipertensão), ou outras complicações em decorrência da própria doença ou tratamento, chamados de efeitos colaterais.

Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar efeitos colaterais como enjoos, diarreia, constipação e feridas na boca (mucosite). Nestes casos, a alimentação também deverá ser alterada para minimizar essas reações. Para isso, é de suma importância que o paciente seja acompanhado por um nutricionista, profissional capacitado para orientá-lo e ajudá-lo a ter uma melhor resposta ao tratamento e qualidade de vida.

Para todos os demais indivíduos, em tratamento ou não, a melhor maneira de manter-se saudável é optar por uma alimentação equilibrada e com consumo de água adequado.

É importante dizer que a terapia nutricional para pacientes com câncer deve ser realizada de forma individualizada, levando-se em consideração, suas necessidades nutricionais, restrições dietéticas, tolerância, estado clínico, e efeitos colaterais esperados. Esta deve ser iniciada tão logo seja diagnosticada a doença para prevenir a perda de peso e a desnutrição ao longo do tratamento, e deverá ser mantida inclusive após a finalização deste, pois os cuidados com a alimentação pós-alta ajudarão o paciente, não apenas recuperar-se totalmente dos efeitos das terapias utilizadas, como manter-se saudável para reduzir/evitar as chances de recidiva e metástases e ter uma boa qualidade de vida.