Como identificar, tratar e manter os resultados.

Linfedema refere-se ao inchaço que geralmente se desenvolve em membros (braços e pernas), mas que pode ocorrer em tronco, pelve, abdome, pescoço e face, dependendo do local tratado.
A inflamação e edema crônico gerado pelo linfedema é induzido pelo acúmulo de linfa/proteínas no interstício celular, com prejuízo aos canais de drenagem linfonodal.
O risco maior pode ocorrer em indivíduos que tem seus linfonodos removidos ou mobilizados, exposição à radiação (radioterapia), realização de quimioterapia no membro homolateral, infecção, lesão e trauma. Quando ocorre por esses fatores é chamado de linfedema secundário.
Para alguns tipos de câncer há uma prevalência maior para o seu surgimento, e são eles respectivamente: sarcoma, mama, ginecológico, melanoma, genitourinário, cabeça e pescoço.
Essa condição não é obrigatória para os pacientes que estão em terapia ou passaram por tratamento oncológico. Trata-se de uma complicação que pode acometer aproximadamente entre 10 a 30% dos indivíduos.

Se você suspeitar de linfedema é importante conversar com seu médico e manter seu fisioterapeuta oncológico informado, para um diagnóstico diferencial e início precoce do tratamento.

SINAIS E SINTOMAS DO LINFEDEMA

Inchaço/Edema

Vermelhidão

Alterações cutâneas (erupções, anormalidades na espessura da pele, fibrose, endurecimento)

Limitações no movimento e dificuldade de mobilidade articular

Sensação de pele esticada

Sensação de peso (desconforto contínuo que não cessa mesmo com descanso prolongado)

Sensação de calor na pele

Dor

Parestesias (dormência/formigamento, pois o inchaço pode causar pressão que afeta os nervos)

Febre ou sintomas semelhantes aos da gripe

Dificuldade e percepção das vestimentas, anéis e pulseiras mais apertados em regiões específicas (principalmente em membros: braços e pernas).

AÇÕES PARA CONTROLE DO LINFEDEMA

Alimentação saudável

Equilíbrio/controle do peso corporal

Atividade física regular

Cuidado com infecções

Identificação precoce.

TRATAMENTO RECOMENDADO PARA O LINFEDEMA

A terapia física complexa (TFC) é realizada pelo fisioterapeuta e reconhecida desde 1986 como o tratamento conservador padrão ouro para o linfedema.  A técnica multimodal inclui orientações de higiene e cuidados com a pele, correta hidratação, drenagem linfática especializada, enfaixamento compressivo e exercícios linfomiocinéticos (ou miolinfocinéticos). A pressoterapia, a fotobiomodulação e o taping/linfotaping são recursos que vem sendo inseridos no contexto interventivo, sempre associados a TFC.
A TFC compreende a fase 1, intensiva e a fase 2, de manutenção. Na fase 1 o objetivo é diminuir o quanto possível o linfedema com intervenções semanais e contenções de baixa elasticidade. Na fase 2 o propósito é manter os resultados da fase 1 incluindo o uso de contenções elásticas para a realização de exercícios (com o intuito de reabsorção e incremento linfático).
A contração muscular otimiza a função veno-linfática, e dessa maneira a inclusão de exercícios nas fases intensiva e de manutenção do linfedema são de extrema importância para estabilizar e melhorar o quadro.

EXERCÍCIOS PARA REDUZIR O LINFEDEMA DOS MEMBROS SUPERIORES

Importante salientar que para pacientes com linfedema instalado, os exercícios sugeridos devem ser realizados com contenção elástica propriamente indicada, e somente após a fase 1 do tratamento.
Os exercícios devem ser progressivos e de ação efetiva de “bombeamento”, assim como ser compatível com a condição física do paciente.
Wall Pushups
Coloque as mãos apoiadas na parede, na altura dos ombros, com os cotovelos esticados. Dobre o cotovelo para permitir que o tronco se aproxime da parede (durante a expiração, e retorne à posição inicial).
Dowel Rod Abduction
Segure um bastão (pode ser cabo de vassoura) com uma mão virada para frente e outra para atrás. Eleve o bastão para as laterais do corpo, de um lado para o outro.
Shoulder Active Range of Motion (Faça você mesmo)
Sente-se e deixe os braços soltos na lateral do corpo. Levante lentamente os dois braços, pela frente, até a cabeça e segure por 8 segundos. Retorne os braços lentamente ao ponto inicial.
Theraband Overhead Pulls
Segure em cada extremidade do theraband/faixa elástica (pode ser uma mangito). Posicione os braços acima da cabeça. Puxe lenta e suavemente o Theraband para longe do corpo.
Active Range of Motion for Wrist, Hand and Fingers
Com o antebraço colocado em uma superfície plana, mova suavemente a mão para cima e para baixo. Em seguida, abra e feche a mão repetidamente como se estivesse apertando uma bola. Coloque as mãos em posição neutra e gire o pulso como se estivesse girando a maçaneta da porta repetidamente. Por fim, toque cada dedo no polegar repetidamente.
Esses exercícios promovem o movimento da linfa do pulso, mão e dedos.